Return to search

Avaliaçao de danos causados por incendios florestais em Pinus taeda através de fotografias áereas e imagens de satélite

O presente estudo foi realizado em uma área de aproximadamente 3 . 000 ha, reflorestada com Pinus taeda., com idade média de 8 anos, em propriedade da empresa SLAVIEIRO FLORESTAL S.A., localizada no município de Palmeira,. Estado do Paraná. O principal objetivo foi avaliar os danos causados por dois incêndios florestais ocorridos em épocas diferentes, utilizando fotografias aéreas com complementação de trabalho de campo e imagens Landsat 3. Através da interpretação visual de fotografias aéreas oblíquas foram definidos quatro níveis de queima, sendo:
I - queima total das acículas, locais onde ocorreu incêndio com intensidade muito alta;
II - queima parcial das acículas, locais onde ocorreu incêndio com intensidade alta;
III - queima superficial de alta intensidade, com crestamento das acículas;
IV - queima superficial sem crestamento das acículas.
Através da realização do trabalho de campo, foram estimados os seguintes parâmetros do fogo: altura média de queima, intensidade média de queima e altura média de crestamento para cada nível de queima mapeado. Os resultados obtidos confirmaram a relação existente entre esses parâmetros do fogo. Após determinação quantitativa, das áreas queimadas referentes aos níveis de queima, os resultados foram comparados com aqueles obtidos através de fotografias aéreas verticais, onde foram determinadas as áreas exploradas devido a não recuperação das arvores e áreas remanescentes após o incêndio. Na comparação verificou-se uma boa relação dos níveis de queima mapeados utilizando fotografias aéreas oblíquas com as áreas que foram exploradas e as remanescentes. Os dados da cena Landsat 3, referentes a área de estudo, armazenados em fita compatível a computador, foram processados no sistema 1-100 no INPE. Também foi aplicada nos dados a técnica de alongamento de contrastes. Diversas imagens no vídeo do sistema 1-100 foram fotografados em forma de diapositivos. Os diapositivos dos canais 5 e 7 e composições coloridas foram analisados e interpretados ; obteve-se melhores resultados no diapositivo do canal 7 e na composição normal e falsa cor. Os níveis de queima mapeados utilizando os diapositivos foram:
A - áreas queimadas em alta intensidade;
B - áreas queimadas em intensidade menor.
A delimitação da área total queimada, utilizando o canal 7 e duas composições coloridas, quando comparada com o resultado obtido por fotografias aéreas verticais apresentou boa precisão. No mapeamento dos níveis de queima, apenas os diapositivos em composição colorida normal e falsa cor, apresentaram boa equivalência quando comparados com o resultado da fotografia aérea vertical. Os erros quantificados em área com o diapositivo em composição colorida foram de +5,88% e -1,75% respectivamente para os níveis de queima A e B; enquanto que com a falsa cor os erros foram de +7,39% e -5,46%.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace.c3sl.ufpr.br:1884/25244
Date24 July 2013
CreatorsTozzini, Daniel Simionato
ContributorsUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Florestal, Disperati, Attilio Antonio
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFPR, instname:Universidade Federal do Paraná, instacron:UFPR
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0017 seconds