Return to search

Grapholita motrix erg, 1891 (Lepidoptera, Tortricidae, Olethreutinae, Grapholitini), identidade taxonômica, morfologia, aspectos biológicos e relações com a planta hospedeira Sebastiania Brasiliensis Spreng. (Euphorbiaceae)

Resumo: Lepidoptera é considerada a ordem com maior número de espécies prejudiciais à agrossilvicultura. Tortricidae (9757 espécies) se destaca nesse aspecto, tendo em Olethreutinae, uma das subfamílias de Tortricidae, espécies relacionadas a hospedeiros de Euphorbiaceae. Sebastiania brasiliensis Spreng, euforbiácea comum nas matas ciliares da metade sul da América do Sul, teve interação com indivíduos de Grapholita motrix Berg, 1891 observada em Curitiba. Os objetivos desta dissertação foram a realização dos estudos morfológicos externo dos imaturos e adultos de G. motrix visando contribuir para o conhecimento das interações da planta com o lepidóptero. Coletas de frutos, galhos, flores e folhas foram realizadas no Parque Barigui e no Jardim Zoológico de Curitiba entre fevereiro de 2010 e outubro de 2011. Os imaturos e adultos coletados foram fixados, preparados e desenhados com auxílio de microscópio óptico e estereoscópico com acoplamento de câmara clara. Como o acompanhamento de instares não foi realizado, a definição das idades larvais foi efetuada através de uma ANOVA e um Teste de Tukey, tomando medidas das cápsulas cefálicas. Os testes estatísticos apresentaram cinco categorias de tamanho, que foram assumidas como os diferentes instares larvais. Nas larvas estão ausentes a terceira cerda lateral no pronoto e o conjunto que forma o garfo anal. As pupas apresentam projeção no vértice e espinhos nos segmentos abdominais. Após o desenvolvimento larval, a formação da pupa ocorre em um carpelo isolado do fruto, onde a larva de quinto instar prepara uma porta de saída para o adulto. Quando o adulto está prestes a emergir, a pupa se projeta da câmara pupal, deixando metade do corpo para fora e o adulto emerge. Nos adultos, machos e fêmeas podem ser diferenciados pela venação dimórfica, pelas cores mais escuras nos machos e mais homogêneas nas fêmeas. Genitália masculina com fusão entre o anellus, edeago e fultura inferior. Presença de corema no oitavo segmento abdominal do macho.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace.c3sl.ufpr.br:1884/27380
Date23 May 2012
CreatorsKowalczuck, Manoela
ContributorsUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Biológicas. Programa de Pós-Graduaçao em Ciencias Biológicas (Entomologia), Casagrande, Mirna Martins, Mielke, Olaf Hermann Hendrik, 1941-
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFPR, instname:Universidade Federal do Paraná, instacron:UFPR
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0022 seconds