Return to search

Fatores Biopsicossociais e Problemas no Desenvolvimento em Crianças de um a Três Anos de Idade, Nascidas Prematuras e com Baixo Peso

Made available in DSpace on 2016-08-29T14:10:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_2479_[Silveira, Kelly 2009] Diss. Prematuros 0-3 anos.pdf: 18170098 bytes, checksum: 6d08142e0bcc1fa1f4067d75e285afdb (MD5)
Previous issue date: 2009-05-11 / A prematuridade (PT) e o baixo peso ao nascer (BP) são fatores de risco para problemas de desenvolvimento, gerando pesquisas sobre avaliação e intervenção precoce. Esta pesquisa analisou relações entre características do desenvolvimento cognitivo, motor, linguístico e comportamental de crianças PT-BP, com idade entre 1 e 3 anos, e variáveis biopsicossociais. Participaram 40 crianças (divididas em 4 grupos de 10 crianças, do G1 ao G4, com intervalo de 6 meses de idade), nascidas em hospital público, e seus pais. Pela Bayley Scales for Infant and Toddler Development-III (BSID-III), avaliou-se o risco para problemas de desenvolvimento. Os familiares responderam uma escala sobre problemas comportamentais (Child Behavior Checklist CBCL 1½-5 anos), linguagem expressiva (Lista de Avaliação do Vocabulário Expressivo LAVE) e a Entrevista para Identificação de Riscos Biopsicossociais. Analisaram-se também dados de nascimento e do Follow up. Estavam em risco para problemas de desenvolvimento 2,5% da amostra (sobretudo crianças do G1 e G4) e 24,5% tinham risco moderado. Houve baixo desempenho cognitivo em 50% da amostra. A análise de variância mostrou similaridade no desempenho de G3 e G4 em todas as escalas da BDIS-III. G4 apresentou mais resultados anormais no ultrassom transfontanela e maior comprometimento motor. Na linguagem expressiva (LAVE), 90% do G3 e G4 tiveram desempenho abaixo da média. Houve correlação entre condições de nascimento, especialmente PT e BP, e problemas de desenvolvimento. Contudo, os problemas comportamentais, que aumentaram com a idade, apresentaram correlação somente com fatores psicossociais. A baixa associação entre indicadores de risco psicossocial e problemas no desenvolvimento ressalta as possibilidades de ação de mecanismos de proteção e resiliência.

Palavras-chaves: 1) Fatores de risco ao desenvolvimento; 2) Prematuridade; 3) Baixo peso; 4) Avaliação do desenvolvimento.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/2989
Date11 May 2009
CreatorsSILVEIRA, K. A.
ContributorsLOSS, A. B. M., NASCIMENTO, C. R. R., ENUMO, S. R. F.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formattext
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0024 seconds