Return to search

Interação de albumina do soro bovino (BSA) com sais biliares induzidas por surfactantes aniônicos

Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Química. / Made available in DSpace on 2012-10-22T09:53:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1
248372.pdf: 1217271 bytes, checksum: 7861054257955b37543892f0a15765e1 (MD5) / Neste trabalho, o sal biliar empregado foi o colato de sódio (NaC) para estudar o processo de ligação competitiva entre NaC e o dodecilsulfato de sódio (SDS) sobre a albumina do soro bovino (BSA), em uma solução tampão 0,02 M tris-HCl, em pH 7,5 e a 25 C. A associação entre o NaC e o SDS com a BSA foi monitorado em baixas concentrações de surfactantes onde somente o processo de ligação específica se desenvolve, e também foi acompanhado em altas concentrações de surfactante onde o processo de ligação cooperativa pode ser observado.
Em baixas concentrações de surfactante, a metodologia aplicada para monitorar o processo de ligação específica está baseada na análise do efeito da concentração SDS e do NaC e ainda de misturas destes surfactactantes, sobre a intensidade de fluorescência dos resíduos de triptofano da BSA. A metodologia é empregada para se medir a quantidade de monômeros de surfactante distribuidos sobre a molécula de proteína onde a ligação ocorre, como pode ser observado pela supressão da fluorescência dos grupos cromóforos. A análise, baseada na quantidade de molécula de surfactante ligada sobre a proteína, indicou que o SDS é um supressor de fluorescência mais eficiente que o sal biliar. São necessárias 4-6 moléculas de NaC ligadas sobre a proteína para se obter a mesma eficiência na supressão que uma única molécula de SDS.
Em altas concentrações de surfactante, os perfis das bandas de emissão de fluorescência são apresentados pela razão de A0/A em função da concentração de surfactante, onde A0 e A representam as áreas das bandas de emissão na ausência e em presença de surfactante, respectivamente. Uma outra metodologia, onde emprega-se gráficos de condutividade elétrica em função da concentração de surfactante, foi usada, para misturas de SDS e NaC, para investigar o processo de associação, e para determinação de parâmetros de ligação, como concentração de agregação crítica, cac, e concentração micelar crítica, cmc.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88505
Date January 2006
CreatorsSchveitzer, Bianca
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Zanette, Dino
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.008 seconds