Return to search

As relações raciais nos contextos educativos

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Gradução em Educação / Made available in DSpace on 2012-10-22T11:31:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1
229197.pdf: 1580486 bytes, checksum: 0d1c0703009c49ba36e789cf417cbde3 (MD5) / O objetivo principal desta pesquisa foi investigar sobre a constituição do autoconceito das crianças negras moradoras da comunidade de Santa Cruz, do município de Paulo Lopes/SC. Essa comunidade é conhecida como 'Toca', predominantemente negra e pobre. As crianças negras freqüentam uma escola pública e estadual que se localiza no centro da cidade e concentra alunos de todas as regiões do município, agregando assim diversas culturas e classes sociais, já que não existe no município escola particular.
A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso etnográfico, foram feitas observações participantes em uma sala da primeira série do ensino fundamental, nas aulas de educação física, nos intervalos e recreios e entrevistas semi-estruturadas com os professores e as avós negras e brancas moradoras da comunidade.
Os resultados obtidos nas análises dos dados apontam para algumas dificuldades de relacionamento e interação entre as crianças negras e brancas. Os professores apresentaram um discurso que aborda as dificuldades de aprendizagem das crianças negras e os conflitos raciais enfrentados em suas aulas, demonstrando que suas intervenções baseiam-se no reforço da noção de igualdade. As crianças negras possuíam algumas estratégias para garantir a convivência no espaço da escola. As avós negras ressaltam que a escola é a principal forma de ascensão social para seus netos, pela educação será possível garantir um futuro melhor. Assim, a constituição do autoconceito ocorre a partir das interações estabelecidas nos contextos sócio-educativos, entre eles, o da escola e da comunidade.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88621
Date January 2006
CreatorsBotega, Gisely Pereira
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Souza, Cristiana Tramonte Vieira
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0045 seconds