Return to search

Prevalência dos marcadores sorológicos das hepatites B e C e avaliação da imunidade à hepatite B em adultos jovens da Região Metropolitana de Florianópolis em 2009

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Saúde, Programa de Pós-Graduação em Farmácia, Florianópolis, 2010 / Made available in DSpace on 2012-10-25T19:58:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1
288044.pdf: 1603261 bytes, checksum: 7a87b04b97659b77ffa592450d15a104 (MD5) / Introdução: As hepatites B e C constituem um grave problema de saúde pública para muitos países. No Brasil, estatísticas indicam que existem dois milhões de portadores crônicos de hepatite B e entre três e quatro milhões de portadores crônicos de hepatite C. Todavia, a prevalência exata de tais infecções em alguns grupos populacionais permanece desconhecida.
Objetivos: Estabelecer a prevalência dos marcadores sorológicos de infecção para os vírus das hepatites B e C e de imunidade para o vírus da hepatite B entre adultos jovens da Região Metropolitana de Florianópolis com idade entre 18 e 19 anos, conscritos da Base Aérea de Florianópolis em 2009.
Metodologia: Estudo observacional transversal de base populacional com 371 indivíduos do gênero masculino, participantes do Alistamento Militar Obrigatório, de junho de 2009 e janeiro de 2010. Todos os indivíduos responderam a um questionário auto-administrado e as carteiras de vacinação disponíveis foram verificadas. Os marcadores sorológicos HBsAg, anti-HBc, anti-HBs e anti-HCV foram analisados por imunoenzaio enzimático por micropartículas (Abbott®, AxSYM System, Wiesbaden, Alemanha). O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina e todos os voluntários assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido.
Resultados: A análise sorológica do HBsAg e anti-HCV revelou ausência (0%) destes marcadores entre os participantes. A prevalência do anti-HBc foi de 1,6%. Títulos detectáveis de anti-HBs foram observados em 56,9% das amostras, enquanto 40,7% apresentaram reatividade para este marcador. A cobertura vacinal encontrada foi de 90,3%. Setenta por cento (70%) dos indivíduos do estudo apresentaram imunidade e/ou foram vacinados contra o vírus da hepatite B.
Conclusões: A população estudada apresentou baixa prevalência dos marcadores sorológicos de infecção para o vírus da hepatite B e ausência do marcador sorológico de infecção para o vírus da hepatite C. Estes resultados sugerem que apesar da baixa prevalência dos marcadores de infecção para as hepatites B e C e do sucesso dos programas de vacinação na obtenção de uma boa cobertura vacinal e títulos de anti-HBs, ações de saúde e campanhas de prevenção direcionadas à esta parcela da população são necessárias para garantir a continuidade nas melhorias das práticas de vacinação e reforçar a sua importância, bem como a das demais formas de prevenção.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95046
Date25 October 2012
CreatorsPassos, Ana Maria
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Spada, Celso
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format137 p.| tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0023 seconds