Return to search

Design social : um caminho para o designer de moda?

Made available in DSpace on 2015-08-18T17:47:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1
348536.pdf: 3685679 bytes, checksum: f91e6e11e0246f566c4f4bd9f26597bb (MD5)
Previous issue date: 2008-04-25 / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / O design, ao optar por projetos que adotem uma abordagem social, distanciando-se de um modelo exclusivamente voltado para o mercado, pode contribuir para modificar práticas sociais, culturais e econômicas de pequenas comunidades artesãs.
O pressuposto desta dissertação é discutir a importância do papel social do designer no contemporâneo. Ao ativar o potencial criativo dessas comunidades e auxiliar no fortalecimento de vínculos entre seus membros, é capaz de gerar produtos coletivos que inauguram novas formas de existência auto-sustentáveis nestas comunidades. Em contrapartida, essa comunidade responde a esse diálogo e também é capaz de oferecer, a esse profissional de design, mudanças significativas em seu repertório criativo-projetual. A partir desse processo, as comunidades tornam-se independentes, aprendem a dar continuidade ao seu fazer artesanal, fortalecendo suas raízes através das inovações propostas.
O projeto A mão na moda, desenvolvido pelo designer de moda Walter Rodrigues em parceria com as rendeiras do Piauí, comparece nesta dissertação, configurando-se como um exemplo consolidado dessa abordagem social do design.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:sitios.anhembi.br:TEDE/1551
Date25 April 2008
CreatorsPeroba, Ana Rita Valverde
ContributorsSequeira, Rosane Preciosa
PublisherUniversidade Anhembi Morumbi, Mestrado em Design, UAM, BR, Design
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI, instname:Universidade Anhembi Morumbi, instacron:ANHEMBI
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0026 seconds