Return to search

EFICÁCIA DE INFORMAÇÕES EM PERÍODO PRÉ-OPERATÓRIO A PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA DE REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO

Made available in DSpace on 2016-08-03T16:34:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1
Adriana Lamas Lopes.pdf: 314999 bytes, checksum: 22a4ebc49e474a98a7ac5c3a86625b5c (MD5)
Previous issue date: 2004-08-04 / Este trabalho investigou o efeito das informações dadas ao paciente no período pré-operatório de cirurgia de revascularização do miocárdio sobre a evolução clínica no período pós-operatório imediato, avaliando 15 pacientes do Hospital de ensino da fundação do ABC, em São Bernardo do Campo. A ansiedade no período pré-operatório foi comparada com a do pós-operatório em dois grupos: um tendo recebido informações detalhadas e específicas referentes ap pré-operatório, intra-operatório e pós-operatório, e outro tendo recebido informações gerais sobre o momento em que encontrava.
Para tal, foram utilizados questionários semi-estruturados e um informativo completo com informações específicas e outro com informações gerais, além da avaliação do prontuário do paciente. Para a avaliação da ansiedade foi aplicado o Inventário de Ansiedade Traço e Estado (EDATE).
Os achados mostram uma discreta tendência à diminuição da ansiedade no período pós-operatório nos pacientes dos dois grupos, indicando que a informação técnica não fez diferença para a população estudada.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1321
Date04 August 2004
CreatorsLopes, Adriana Lamas
ContributorsRamos, Renato Teodoro
PublisherUniversidade Metodista de São Paulo, PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA, UMESP, BR, Psicologia da saúde
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA, instname:Universidade Metodista de São Paulo, instacron:METODISTA
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0026 seconds