Return to search

DeterminaÃÃo do perfil de pacientes e avaliaÃÃo do tratamento da tuberculose latente em candidatos ao uso de bloqueadores do TNFâα no Hospital UniversitÃrio Walter CantÃdio (HUWC/UFC). / Determining of the profile of patients and evaluation of treatment of latent tuberculosis infection in candidates for the use of tumor necrosis factor-alpha blockers in University Hospital Walter CantÃdio (HUWC/UFC).

nÃo hà / A introduÃÃo na prÃtica clÃnica dos agentes bloqueadores do TNF-α representou uma revoluÃÃo no tratamento das doenÃas inflamatÃrias crÃnicas: artrite reumatÃide (AR), espondilite anquilosante (EA), doenÃa de Crohn (DC) e psorÃase. Desde entÃo, seu uso tem sido ampliado, contudo essa terapia de alto custo econÃmico elevou o risco de desenvolvimento das doenÃas infecciosas entre elas, à tuberculose (TB). Por este motivo recomenda-se a investigaÃÃo da Tuberculose latente (TBL) antes do inÃcio da terapÃutica com os bloqueadores do TNF-α. O objetivo do nosso estudo foi traÃar o perfil clÃnico-epidemiolÃgico dos pacientes nessa condiÃÃo clÃnica e avaliar os desfechos de tratamento de pacientes submetidos ao tratamento da TBL por indicaÃÃo do uso de bloqueadores do TNF-α no AmbulatÃrio de Tisiologia do Hospital UniversitÃrio Walter CantÃdeo (HUWC/UFC). MÃtodo: Foi realizada no perÃodo de 2008-2009 uma anÃlise descritiva prospectiva desse grupo de pacientes seguido de um estudo analÃtico observacional do tipo transversal do desfecho. Resultados: Foram estudados 45 pacientes classificados como portadores de TBL por apresentarem teste tuberculÃnico (TT) ≥ 5 mm e radiografia de tÃrax normal ou com lesÃes residuais mÃnimas. A maioria era do sexo feminino (56%), cerca da metade estava na faixa etÃria de 40 a 49 anos (45%). Em relaÃÃo à doenÃa de base tivemos diagnÃsticos reumatolÃgicos â artrite reumatÃide e espondilite (49,0%), dermatolÃgicos â psorÃase (37,7%) e doenÃa de Chron (13,3%). A presenÃa de 01 comorbidades foi observada em15/45 (33,3%) e em 6/45 (13,3%) pacientes apresentavam mais de uma doenÃa associada. Contato com paciente de TB foi relatado em 9/45 (20%) dos indivÃduos estudados. Dois pacientes referiram TB pulmonar tratada anteriormente. A maioria (88,9%) era de assintomÃticos respiratÃrios. O resultado mÃdio do TT foi 14,6mm, variando de 5 a 30 mm, sendo que 30/45 (66,7%) apresentou TT >10 mm. O uso de medicaÃÃo antiinflamatÃria nÃo influiu no resultado do TT. A anÃlise radiolÃgica do tÃrax foi normal em 64,4% e em 35,6 % foram observadas alteraÃÃes radiolÃgicas mÃnimas. Dos 45 pacientes estudados 37 utilizaram fÃrmacos para tratamento da doenÃa de base, 20 (54,0%) usaram corticosterÃides (prednisona) e 36 (97,3%) relataram o uso de imunossupressores, principalmente o Metrotexato. A isoniazida 300mg/dia foi utilizada no tratamento da TBL e os efeitos colaterais ocorreram em 15,6 % dos pacientes. Em relaÃÃo ao desfecho foi observado que 41 completaram o tratamento. Houve 01 abandono, 01 transferÃncia e 02 suspensÃes de tratamento por hepatite medicamentosa. ConclusÃo: A determinaÃÃo do perfil do paciente candidato ao tratamento da TBL pode contribuir para a uniformizaÃÃo dos procedimentos de rastreio e prevenÃÃo da TB, bem como para estabelecer os protocolos clÃnicos de uso e acompanhamento dos fÃrmacos anti-TNF. Todos os pacientes continuam em acompanhamento no ambulatÃrio de tisiologia do HUWC/UFC por um perÃodo mÃnimo de 5 anos.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:www.teses.ufc.br:3518
Date17 March 2010
CreatorsDiana Maria de Almeida Lopes
ContributorsHelena Serra Azul Monteiro, ValÃria GÃes Ferreira Pinheiro, Josà Ajax Nogueira Queiroz, Roberto da Justa Pires Neto
PublisherUniversidade Federal do CearÃ, Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Farmacologia, UFC, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC, instname:Universidade Federal do Ceará, instacron:UFC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0025 seconds