Return to search

Avaliação do potencial hipolipemiante da quitosana e associações em ensaios pré-clínicos e clínicos fase II

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Farmácia. / Made available in DSpace on 2012-10-19T23:44:07Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-26T00:56:23Z : No. of bitstreams: 1
184451.pdf: 8053899 bytes, checksum: 1f5c3e6f7835ed147a13be8eb8de7b50 (MD5) / Elevados níveis plasmáticos de lipídeos tem sido associados a um aumento do risco de incidência de aterosclerose, sendo que ainda são poucas as opções terapêuticas para a prevenção e/ou tratamento desta doença. Neste sentido, o presente trabalho se propôs avaliar o efeito hipolipemiante da quitosana e associações a serem utilizadas como alternativas terapêuticas para hiperlipidemias. Para tanto, foram realizados ensaios pré-clínicos em ratos e clínicos fase II em humanos, os quais foram submetidos a diferentes tratamentos com quitosana, quitosana associada à Aloe vera e quitosana associada à Brassica olearaceae, com vistas a identificar as formulações mais efetivas em termos de potencial hipolipemiante. Os resultados obtidos nos ensaios pré-clínicos em ratos demonstram que tratamento com quitosana associada à Brassica olearaceae foi o mais efetivo, uma vez que foi capaz de provocar uma redução significativa nos níveis séricos de colesterol total, LDL-colesterol, VLDL-colesterol e triglicerídeos. Por sua vez, os resultados obtidos nos ensaios clínicos fase II em humanos demonstram que o tratamento com quitosana associada à Aloe vera foi o mais efetivo, sendo capaz de reduzir, significativamente, os níveis de colesterol total e LDL-colesterol. Os resultados obtidos sugerem que as associações quitosana/Brassica olearaceae e quitosana/Aloe vera se mostram como alternativas terapêuticas para quadros de hiperlipidemias, contribuindo, desta forma, para a prevenção e/ou tratamento de processos aterogênicos.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83408
Date January 2002
CreatorsGeremias, Reginaldo
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Pedrosa, Rozangela Curi, Laranjeira, Mauro C. M. (Mauro Cesar Marghetti)
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatiii, 107 f.| il., grafs., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0018 seconds