Return to search

Aplicação do método de mapeamento do fluxo de valor estendido à logística reversa: foco na indústria de telecomunicações.

Num mundo com recursos naturais limitados o crescimento da demanda e do descarte de produtos remete a uma crescente preocupação com o desenvolvimento sustentável. A cada dia, mais organizações utilizam a Logística Reversa para atender as restrições legais impostas à disposição final de produtos e gerar novas oportunidades de resultados (lucros, imagem corporativa, etc.), contribuindo para a sustentabilidade corporativa. Este trabalho propõe a aplicação dos princípios do pensamento enxuto à cadeia reversa utilizando o método de Mapeamento do Fluxo de Valor Estendido (MFVE) para melhorar a gestão e o desempenho da Logística Reversa. Parte-se da revisão bibliográfica sobre a gestão da cadeia de suprimentos, a logística reversa, a manufatura enxuta e a logística enxuta. É feita a contextualização do método MFVE à cadeia reversa para posteriormente ser aplicado em uma organização do setor de telecomunicações, sob a ótica do operador logístico responsável por sua Logística Reversa. A caracterização do sistema logístico reverso e a aplicação do MFVE na cadeia reversa objeto deste trabalho mostra-se exeqüível e, em conjunto com outras ferramentas da manufatura enxuta, são feitas propostas para melhoria do desempenho da Logística Reversa quanto à redução de lead time e de atividades que não agregam valor. Isto gera um impacto positivo sobre os pilares econômico, ambiental e social da sustentabilidade corporativa.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1065
Date11 November 2010
CreatorsLars Bertil Norgren
ContributorsJoão Murta Alves
PublisherInstituto Tecnológico de Aeronáutica
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA, instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica, instacron:ITA
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0022 seconds