Return to search

Representações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professores

Made available in DSpace on 2016-04-28T20:58:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1
TeseMarcelErcolinCarvalho.pdf: 914594 bytes, checksum: 2baf85ff5bf76a7fa1b4e2dcd50014b7 (MD5)
Previous issue date: 2005-08-08 / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / Desde o ano 1995, as escolas da Rede Escolar SESI/SP procuram redirecionar as práticas de ensino nelas existentes. A partir do ano de 2001, iniciou-se nesta Rede a construção de um Referencial Curricular único para todas as suas escolas Tenta-se, com isso, construir uma educação mais democrática apontando para uma melhoria na qualidade do ensino proporcionado pela instituição SESI-SP.
Este trabalho propõe estudar a Representação Social dos professores de História da Rede Escolar SESI/SP sobre o processo de mudança do qual estão participando. Nesse sentido, procurou-se compreender como ocorre o processo de ancoragem dessa Representação.
Por meio de uma abordagem psicossocial produziu-se um diálogo entre a Teoria das Representações Sociais de Moscovici, a Nova História de Bloch e Braudel e a Teoria sobre Memória de Halbwachs, objetivando compreender a dinâmica do real como totalidade, constituída histórica e socialmente.
Os dados foram tratados por meio de quatro fases: a Análise de Conteúdo na qual foram eleitas algumas categorias e subcategorias. Na Segunda Fase, para compreender as implicações entre essas categorias e subcategorias foi utilizado o software denominado CHIC, que explicitou a maneira como essas implicações se configuram. Como terceira fase, o banco de dados foi submetido ao software ALCESTE produziu classes de palavras, possibilitando uma melhor compreensão das tendências do discurso. Na quarta e última fase, cruzou-se as categorias e subcategorias, construídas na análise de conteúdo, com as classes produzidas pelo software CHIC.
Os resultados evidenciam que os professores encontram-se em processo de mudança, buscando argumentos que possam fundamentar a prática e ancorar suas representações sociais. Assim, o Programa de Formação de Professores da Rede Escolar SESI/SP não pode ser interrompido, sob pena de inutilizar todo o trabalho realizado até o presente.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:leto:handle/16605
Date08 August 2005
CreatorsCarvalho, Marcel Ercolin
ContributorsSousa, Clarilza Prado de
PublisherPontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, PUC-SP, BR, Psicologia
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP, instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, instacron:PUC_SP
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0024 seconds