Return to search

IndivÃduo e RepÃblica em Jean-Jacques Rousseau: realizaÃÃo e reconhecimento. / Individual and Republic in Jean-Jacques Rousseau: Realization and recognition.

CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior / O presente trabalho procura destacar o olhar de Rousseau a respeito do indivÃduo moderno. No entanto, para muitos leitores e estudiosos de Rousseau, esta questÃo nÃo temnenhum destaque nas obras do pensador genebrino. à uma questÃo que nÃo interessa à filosofia roussseauniana, e, a prova disto, à que boa parte dos intÃrpretes apontam que o centro desta filosofia gira em torno da importÃncia da vida republicana. Aqui, o contrÃrio à o que vigora.
Admite-se que a grande questÃo que envolve o pensamento rousseauniano se dà em torno dos problemas enfrentados pelos indivÃduos, que sÃo decorrentes da evoluÃÃo da sociedade moderna. A sociedade moderna propiciou o desenvolvimento e o progresso das ciÃncias. Este contexto para Rousseau fez com que os problemas dos indivÃduos se agravassem, ao invÃs de serem solucionados. As estruturas da sociedade moderna levaram os indivÃduos a terem bloqueadas a sua possibilidade de realizaÃÃo; algo que Rousseau tenta sanar em sua reflexÃo sobre o mundo moderno, sobre os indivÃduos. Na sua concepÃÃo, a chave para a formulaÃÃo de respostas aos problemas do indivÃduo moderno se encontram na possibilidade de reconhecimento do indivÃduo, como uma forma de realizaÃÃo. à medida em que o indivÃduo à reconhecido, hà a possibilidade de realizaÃÃo deste mesmo indivÃduo. A realizaÃÃo como reconhecimento sà poderà ocorrer dentro de um contexto especÃfico, que para Rousseau à o contexto da repÃblica. à a repÃblica o espaÃo no qual o indivÃduo deve construir para que seja possÃvel a sua realizaÃÃo. Tal realizaÃÃo se efetiva na medida em que o indivÃduo tem preservada a sua constituiÃÃo mais profunda, que se sustenta com o sentimento de existÃnciaprimeiro, o amor-de-si. A possibilidade de realizaÃÃo enquanto reconhecimento sà se torna viÃvel para o indivÃduo na proporÃÃo em que ele tem garantida a sua plena constituiÃÃo. Enquanto indivÃduo, que à o agente da construÃÃo de uma repÃblica que o acolhe enquantocidadÃo e que tem em suas mÃos a possibilidade de ser um artÃfice da construÃÃo do pacto republicano. Desta forma, Rousseau se insere numa tradiÃÃo importante, que tem no indivÃduosua grande preocupaÃÃo.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:www.teses.ufc.br:12517
Date14 July 2017
CreatorsAntÃnio CÃsar Ferreira da Silva
ContributorsLuiz Felipe Netto de Andrade e Silva Sahd, Evanildo Costeski, Ilana Viana do Amaral
PublisherUniversidade Federal do CearÃ, Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Filosofia, UFC, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC, instname:Universidade Federal do Ceará, instacron:UFC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0018 seconds