Return to search

Taxonomia dos bruquíneos associados à Senna Neglecta (Vogel) H. S. Irwin e Barneby (Fabaceae: Caesalpinioideae), com revisão do grupo Abbreviatus de Sennis Bridwell (Coleoptera, Chrsomelidae, Bruchinae)

Resumo: Senna neglecta (Vogel) H. S. Irwin & Barneby ocorre nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil, em campos, vegetação secundária, borda e interior de mata. É uma planta estudada para uso em paisagismo, recuperação de áreas degradadas e produção de fármacos antimicrobiais. Um estudo taxonômico foi realizado com as espécies de Bruchinae (Chrysomelidae: Coleoptera) associadas à esta planta a partir de caracteres morfológicos do exoesqueleto e genitália masculina e feminina. Após levantamento de dados constatou-se que este é o primeiro registro de bruquíneos associados às sementes desta planta. As seis espécies encontradas pertencem a duas tribos, Amblycerini e Bruchini e três gêneros, Amblycerus Thunberg, 1815, Acanthoscelides Schilsky, 1905 e Sennius Bridwell, 1946, sendo este último com o maior número de espécies associadas a essa planta. Foram reconhecidas as espécies Amblycerus hoffmanseggi Gyllenhal, 1833, Acanthoscelides sp. nov., Sennius bondari (Pic, 1929), Sennius nappi Ribeiro-Costa & Reynaud, 1998 e mais duas espécies novas de Sennius. Como S. bondari e S. nappi pertencem ao grupo abbreviatus de Sennius, também foram revisadas as espécies deste grupo, o qual foi estabelecido com sete espécies e mais uma adicionada posteriormente. Após estudo taxonômico das espécies associadas à Senna neglecta e a revisão do grupo abbreviatus, mais seis espécies foram alocadas nesse agrupamento, totalizando 14 espécies com distribuição principalmente na América do Sul. Das 14 espécies, duas são novas, Sennius sp. nov. A (Pernambuco, Brasil) e Sennius sp. nov. B (São Paulo, Brasil). São designados o lectótipo e paralectótipo de S. lebasi (Fähraeus, 1839) e o lectótipo de S. transversesignatus (Fähraeus, 1839). São apresentadas chaves dicotômicas para as espécies de bruquíneos associadas à Senna neglecta e para as espécies de Sennius do grupo abbreviatus, além de descrições, redescrições, diagnoses e ilustrações dos caracteres informativos, com o esclerito da bursa da genitália feminina descrito e ilustrado pela primeira vez nos gêneros. São adicionados novos registros de plantas hospedeiras para duas espécies e novos registros de distribuição geográfica para seis espécies.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace.c3sl.ufpr.br:1884/25994
Date23 August 2011
CreatorsViana, Jéssica Herzog Viana
ContributorsUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Biológicas. Programa de Pós-Graduaçao em Ciencias Biológicas (Entomologia), Ribeiro-Costa, Cibele Stramare, 1962-
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFPR, instname:Universidade Federal do Paraná, instacron:UFPR
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0026 seconds