Return to search

Vivências femininas no movimento de saúde da cidade de São Paulo

Made available in DSpace on 2016-04-27T19:31:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1
lucirene.pdf: 23871453 bytes, checksum: b20074b0958d35b03842fb1fccb1a257 (MD5)
Previous issue date: 2007-05-29 / This work wants to recover the life experience of some participating women of the health movement behind their own histories.
The objective is to exchange comprehend under this process of exchange social experience, the beginning of the consciousness and the historical subject / Este trabalho representa a tentativa de recuperar a experiência vivida de algumas mulheres integrantes ou ex-integrantes do Movimento de Saúde, através de suas narrativas de Histórias de vida.
O objetivo maior é compreender através da vivência de cada uma delas na experiência social compartilhada do Movimento de Saúde principalmente, como se dá o fazer-se da consciência nesse processo e como elas se constroem como sujeitos históricos.
Buscamos apreender, no processo, as transformações vivenciadas por essas mulheres no seu cotidiano, na sua visão de mundo, na forma como se relacionam com as pessoas, com a família, com o poder público.
Buscamos, também, verificar as transformações ocorridas na realidade social do bairro e da cidade, através da atuação dessas mulheres no Movimento de Saúde, visíveis na obtenção de recursos de infraestrutura para os bairros da zona leste, na construção de inúmeras unidades de saúde ou na criação de instâncias de participação nos meandros do poder, como é o caso do Conselho Popular de Saúde e do Conselho Gestor de Saúde, estruturas instituídas nesse processo não apenas na cidade de São Paulo, mas também em todo o Brasil.
Lançar um olhar para as experiências femininas aqui retratadas tem a pretensão de buscar a historicidade do cotidiano nessas vivências que, de forma compartilhada num movimento social, se debruçam na construção de caminhos alternativos diante do enfrentamento de problemas sociais, a partir de uma realidade concreta da periferia da zona leste de São Paulo nos últimos quarenta anos. Nesta construção, essas vivências transitam por diversos meios, se deparam com diversos agentes e se constroem (e se descobrem) como sujeitos históricos da sociedade em que vivem

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:leto:handle/12996
Date29 May 2007
CreatorsCarignato, Lucirene Aparecida
ContributorsSoler, Maria Angélica
PublisherPontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em História, PUC-SP, BR, História
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP, instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, instacron:PUC_SP
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0022 seconds